5 de março de 2010

Placas de video para Autodesk Inventor

ATI ou NVidia, outras ???
Quando o assunto é placa de vídeo para software CAD, sempre surgem as duvidas, qual o melhor fabricante, qual o modelo, quanto de memória RAM, mas esta placa roda o Autodesk Inventor?

FireV8750  OU Quadro  FX5800


Estas e outras questões sempre aparecem na hora de comprar um computador novo, ou uma placa de nova ou na hora de instalar uma nova versão do Inventor.
Quanto a Fabricantes e Modelos: Existem vários fabricantes de placas(montadoras), porém as marcas de GPU mais utilizadas são ATI e NVidia. Ambas fabricam processador gráficos capazes de rodar perfeitamente software CAD 3D. Tenho que dar a ressalva que não podemos comprar modelo de placa destes fabricantes, pois a grande maioria são destinadas a jogos, e elas podem apresentar problemas junto ao software. Para evitar isto, sempre procure por modelos específicos, para a ATI use os modelos FireGL ou FirePRO, já para a NVidia use os modelos QuadroFX. “ - Isto não quer dizer que placas de outros modelos não rodam o software”
Quanto a Memória:
Hoje no mercado os 2 principais fabricantes oferecem placas com a quantidade de memória necessárias para rodar os softwares, desde 128mb ate 4Gb.
Vale lembrar: o Driver da placa de vídeo é essencial estar instalado corretamente para o usuário obter o melhor rendimento da placa.
Quanto a saber se sua placa roda perfeitamente o Inventor, bom para que você não necessite comprar varias placas de vídeo e ficar testando, a própria Autodesk já fez isto e disponibiliza uma pagina na web, com todas as placas testadas e mostrando a qualidade das placas junto ao Inventor. Tornando assim algumas placas certificadas, essas sendo as mais recomendadas para o Inventor. Você pode conferir a lista de todas as placas no link: http://www.inventor-certified.com/graphics/
Bom e se você me perguntar: - Qual placa eu acho melhor dentre todas as placas?
Eu vou responder: - A placa certificada claro, de preferência a com mais tecnologia !! Mas sairá caro, bem caro !!
Olhe os valores: http://shop.abs-tech.com/nvidia/nvidia-quadro-fx
O que recomendo: verifique o que tipo de trabalho você irá realizar seja superfícies complexas, grandes conjuntos (+5000 componentes), renderização, animação. Caso não seja uns destes casos você pode usar uma placa menos sofisticada, obtendo um custo/beneficio melhor.
Caso não seja um destes o seu caso, então você pode escolher uma placa mais “em conta”. Mas cuidado na comprar de notebooks, normalmente as placas disponíveis não oferecem grande capacidade ao Inventor.
Dica: no Autodesk Labs, foi disponibilizado uma ferramenta de diagnóstico para placa de vídeo, http://labs.blogs.com/download/AdskDiagOuput.zip, com ela você poderá obter um relatório de seu sistema de vídeo relacionado ao DirectX, informando o Level de funcionalidade. O Level máximo suportado é 4 que corresponde ao DirectX10, e o mínimo suportado é 2 correspondendo ao DirectX9 .

1 comentários:

rafael disse...

Placa de video desconhecida
A placa de vídeo instalada 'NVIDIA GeForce GTS 450' não foi testada com o Revit.
É possível continuar a utilizar a aceleração por hardware.
Se experimentar problemas com a exibição de gráficos, é recomendado:
- Desativar a aceleração por hardware;

Galera esta mensagem esta aparecendo na minha janela de opçoes na aba graficos. E acredito q devido a isso qdo uso a opção realista, nao esta me mostrando o material.

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails