11 de junho de 2008

Dicas de Utilização - Sketch

Estarei disponibilizando algumas dicas de utilização do Inventor, neste post:

Sketch é a chave para bons modelos

1. Os sketchs devem ser totalmente coberto por restrições (sketch constrains) e seu primeiro sketch deve ser baseado na origem. Evite utilizar a restrição “FIX”, evitando que o sketch não possa ser compreendido por outro usuário.

2. Aplique as restrições e dimensões ao sketch com muito cuidado e lógica, para que a geometria do sketch possa ser editada mais tarde sem que fique presa a outra restrição.

3. Comece com restrições geométricas no sketch, adicione então as restrições dimensionais. Utilize as restrições geométricas da melhor maneira que você conseguir. Por exemplo, utilize sempre as restrições perpendiculares, elas são melhores do que a restrição angular. Utilize uma restrição de igualdade (equal) para tornar duas geometrias com o mesmo parâmetro ou simetrias.

4. Projete linhas da origem ou alguma forma geométrica lógica ou confiável dentro de cada sketch e referencie novos sketchs na geometria que você desenhou na origem. Mas, apenas projete esse tipo de geometria se necessário. Muitas projeções podem fazer com que o desenho se torne confuso e cause indesejáveis transtornos.

5. Use a geometria origem sempre que apropriado ao plano do sketch.

6. Evite criar os fillets e chanfros nos sketchs. Se possível, faça-os na etapa da parte. Apenas adicione-os mais cedo se for necessariamente funcional para o restante do desenho.

7. É mais viável utilizar a ferramenta de furação (Hole) do que extrusões com corte em formas circulares.

8. Utilize as linhas de construção para fazer com que os relacionamentos entre o sketch sejam mais fáceis de serem analisados e entendidos.

10. Sempre que necessário ative o “Show Constrains” (F8), e desative (F9), depois do uso.

11. Quando você importa um arquivo de extensão DXF e DWG (lembrando que você pode copiar e colar do Autocad) na utilização do dimensiomento automático (auto dimension) você tem a possibilidade de usar para identificar todas as restrições (constrains) necessárias. E para que isso aconteça você precisará de apenas 3 cliques! Agora você pode ter um sketch com as restrições melhor posicionadas e automaticamente.
Não sobrecarregue muito um sketch. Imagine que você pode restringir um sketch de 20 linhas com apenas de 3 a 10 dimensões. Colocando poucas restrições da forma adequada, a edição do seu sketch será muito mais fácil.

12. Evite usar uma referencia de uma face com fillets ou chanfros, evite associar com a parte que sofreu o comando. Poderá ocorrer uma quebra de link caso seja editado o fillet ou o chanfro. Evitando assim usar o Redefine Sketch.

13. Renomeie as principais sketchs no browser de features. Fazendo isso ficará muito fácil para outro usuário achar e editar as features.

14. Lembre-se o software é paramétrico. Pode ser utilizado equações diretamente nas caixas de valores.

15. Se o projeto é um pouquinho complexo, utilize o Engineer’s Notebook para documentar Qual/O que/Por que você está projetando daquela forma.

Posts de dicas:
Dicas para Features e Part
Dicas para Assembly
Dicas para Drawing

Fontes: Autodesk, AUGI, Grupo de Usuarios RS

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails