Dando continuidade as dicas de utilização... Assemblies, agilizando a montagem.
36. Quando possível conserve a montagem alinhada com a origem. Montagens não referenciadas ficam difíceis de se trabalhar ou entram com ângulos que fazem com que fique difícil o trabalho com as mesmas e com outras montagens.
37. Caso não utilize constraint para fixar a peça principal na origem, utilize o Grounded.
38. Não crie contraints entre features que possuam grande variação. Evite a criação de relacionamentos para:
39. Faces e cantos de chanfros e arredondamentos
40. Cuidado em Patterns ou Mirrors
41. Cantos ou emendas de superfícies não analíticas (como superfícies curvas Sweep e do Loft)
42. Geometria de trabalho presa (Grounded)
43. Quando possível, nomeie suas partes e arquivos de montagem então elas podem ser identificadas pelo nome. Se você não utilizar o nome correto use a descrição ou título.
44. Pense sobre o que você vai montar, como você irá montar e não coloque todas as partes ao mesmo tempo na montagem, isso poderá lhe confundir e tornar a montagem mais difícil, use a peça principal como uma referência lógica para encaixar as demais partes.
45. Agrupe as partes no browser para organizá-las e formar uma estrutura lógica.
46. Planeje e use submontagens. Grandes montagens sem submontagens tornam seu projeto confuso e com um grande risco de erros em constrains. Utilize Promote e Demote.
47. Crie e use pastas para melhor gerenciar os arquivos no seu sistema. Tente guardá-los conforme a estrutura criada na empresa, para que todos possam localizar os arquivos.
48. Em componentes comerciais, utilize montagens apenas quando necessário, você pode eliminar algumas montagens modelando peças apenas com o volume e as principais formas do componentes, evitando assim arquivos muito pesados.
49. Use features de montagem apenas quando necesário. Lembre-se que você não poderá transferi-las facilmente para as peças depois.
50. Minimize o uso de restrições tangentes. Elas são difíceis de se manipular e além disso você possui outras soluções para restringir seu projeto com Inventor da maneira adequada.
51. Utilize a seleção e busca de peças com comando “FIND”. Ou utilize as ferramentas de seleção para agilizar mais seu trabalho.
52. Use a ferramenta de graus de liberdade para ajudar a identificar sob as partes restringidas por Constrains que podem trabalhar de forma inesperada. As ferramentas de busca permitem que você procure por componentes com mais do que o número x de graus de liberdade. Um tipo muito útil de busca é "achar todos os componentes com dois ou mais graus de liberdade."
53. Desligue o Adaptive assim que você não estiver utilizando-o.
54. Aprenda a modelar por esqueleto.
58. Utilize a checagem de interferências para se certificar que não haverá colisões.
59. Para uma rápida interferência check todas as peças suprimidas do Content Center LOP Rep antes que você abra a parte de análise de interferência. Fará com que ignore todas as referências batidas e acelerará a velocidade da simulação. Se você apenas necessita checar duas partes utilize o medidor para encontrar a distância mínima entre as partes, se a houver interferência irá lhe avisar também.
60. Evite criar workplanes no conjunto. Se você quer usar o centro de um peça, crie o workplane na peça. Se criado em conjunto dificilmente será atualizado conforme as modificações.
61. Se um componente é freqüentemente re-utilizado e atribuído as mesmas restrições (constrains) no mesmo caminho(s) você tem a liberdade de formar uma geometria com iMates automáticas com as condições que você precisa. Você poupará muito tempo depois.
62. Desligue o Contact Solver depois que analisar o movimento de contato.
63. Quando acoplar peças que são simétricas, acople com os planos centrais ou eixos.
64. Crie vistas do projeto e Level Of Details para usar quando for necessário em desenhos e projetos. Isto vai agilizar na hora de abertura, você vai trabalhar apenas com o que realmente é necessário sem sobrecarregar o computador.
65. Se beneficie das representações de posições em submontagens. Com elas você pode conferir o posicionamento de peças num determinado movimento e gerar vistas mostrando curso das mesmas.
66. Utilize a visibilidade global e deixe a visibilidade rápida apenas para modificações. Muitas vezes fica confuso trabalhar com esse tipo de visibilidade para visualizar soldas, sketch’s, planos e outros tipos críticos de superfície. Uma boa alternativa é utilizar as vistas padrões do software.
67. Se beneficie do comando Isolate. Isolate pode ajuda-lo a reduzir a desordem na tela e complexibilidade se você apenas pegar os componentes na tela. Lembrando que o constrain doctor pode fazer isso automaticamente isolando componentes que pertencem ao sistema de reparo muito facilmente.
68. Se beneficie do comando "Return to Parent" (volte aos pais). Quando uma submontagem possui vários níveis de profundidade. Use prioridades e edite no lugar a peça na submontagem. Volte ao Parent e ande sobre a árvore de parentesco para a submontagem de seu interesse.
69. Mantenha seus materiais atualizados, especialmente seus templates e quando iniciar a criação das partes. Faça disso um hábito, suas propriedades de massa deverão ficar sempre exatas.
70. Ative o "Enable Constraint Redundancy Analysis” e “Enable Related Constraint Failure Analysis,” para ajudar com o manuseio e reduzir os conflitos de contrains rapidamente.
71. Se beneficie das submontagens flexíveis. Com elas não é necessário adaptar montagens a menos que você tente modificar a montagem ou parte dela diretamente.
72. Se beneficie das iAssemblies. Elas reservam multiplas configurações na montagem para tornar o manuseio muito mais fácil e estável, da mesma forma com as iParts.
Posts de dicas:
Dicas para Sketches
Dicas para Features e Part
Dicas para Drawing
Fontes: Autodesk, AUGI, Grupo de Usuarios RS
26 de junho de 2008
Dicas de Utilização - Assemblies
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