20 de setembro de 2010

Como alterar a Memória Virtual

Sempre falamos no assunto "otimizar o computador para rodar com mais capacidade". Porém existe varios fatores para isto, desde uma simples configuração em softwares e SO, ate overclock's de hardware.

Hoje vou comentar sobre a "Memória Virtual". Para que serve e como altera-lá?

A memória virtual nada mais é que um espaço em disco,servindo para o Windows simular mais memória.

Como definir o tamanho do arquivo de paginação da memória virtual:
É necessário fazer logon como administrador ou membro do grupo Administradores para concluir esse procedimento. Caso o seu computador esteja conectado a uma rede, as configurações da diretiva de rede também podem impedir que você conclua esse procedimento.
   1. Clique em Iniciar, em Executar e digite sysdm.cpl na caixa Abrir.
   2. Clique na guia Avançado e em Configurações em Desempenho.
   3. Clique na guia Avançado, e então clique em Alterar em Memória virtual.
   4. Sob Unidade [rótulo do volume], clique na unidade que contiver o arquivo de paginação que você quer alterar.
   5. Sob Tamanho do arquivo de paginação para a unidade selecionada, clique em Tamanho personalizado, digite um novo tamanho para o arquivo de paginação em megabytes (MB) em Tamanho inicial (MB) ou na caixa Tamanho máximo (MB), e então clique em Definir.

Edição da memória virtual

O tamanho mínimo recomendado é equivalente a uma vez e meia a quantidade de memória RAM no computador e 3 vezes esse valor para o tamanho máximo.

Por exemplo:
Se você tiver 256 MB de RAM, o tamanho mínimo será 384 MB e o tamanho máximo será 1152 MB. Espero que ninguém tenha só isso em um computador com Inventor.(risos)

Leia mais sobre Como ativar o Switch /3GB.
Leia mais sobre Otimizar área de trabalho no WinXP.
Leia mais sobre Otimizar processadores Multi-Core para Win XP

1 comentários:

Javahes disse...

Eu uso esse recurso desde o NT e o ideal é utilizar um valor fixo (o mesmo valor) para o máximo e mínimo, 3x o valor da memória instalada. Isso faz com que o Windows crie um arquivo "fixo" de paginação e nas versões anteriores ao Vista eu conseguia desfragmentar reposicionando o pagefile.sys para o início do disco. No 2000 e XP eu criava até uma partição Fat16 para colocar esse arquivo e tinha um incremento em desempenho. Para quem usa HD's até 10k rpm eu aconselho utilizar um solid state e colocar o arquivo de paginação nele. Atualmente estou utilizando Hd's de 15k em raid 0 e o Civil 3D roda tranquilo, se bem que estou com 32Mb Ram. Abraços

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails