20 de agosto de 2010

Inventor Studio: qual codec devo usar?

Preparar, Apontar... Ação!

Você quer saber qual codec deve usar quando gravar uma simulação ou animação no Inventor Studio?

Em primeiro lugar, uma definição: O que é um codec de vídeo?

do http://pt.wikipedia.org/wiki/Codec_de_vídeo

Um 'codec de vídeo' é um programa que permite comprimir e descomprimir vídeo digital. Normalmente os algoritmos de compressão usados resultam em uma perda de informação, porém existem alguns codecs que comprimem o arquivo sem que haja perda. Existe um complexo equilíbrio entre a qualidade do vídeo, a quantidade de dados necessários para representá-lo (também conhecida como taxa de bits(em inglês bitrate), a complexidade dos algoritmos de codificação e decodificação, a robustez contra perda de dados e erros, a facilidade de edição e outros fatores.”

Sendo assim, um codec controla a compressão e qualidade de sua animação. Sabendo de tudo isto, então selecionar o codec correto para a sua animação é imprescindível.

Por padrão o Inventor traz 2 extensões de opções WMV e o AVI. Escolha a AVI, assim aparecerá as definições na caixa de diálogo de compactação de vídeo:

1. Alta Qualidade / Arquivos Pesados:
Frames sem compactação. Isto lhe dará a MELHOR qualidade, e o tamanho do arquivo maior.

2. Média Qualidade / Arquivos pequenos:
Cinepak Codek by Radius poderá render bons resultados dependendo da qualidade escolhida.

3. Alta Qualidade / Arquivos pequenos:
Qualquer um dos codecs listados irá comprimir sua animação em conformidade. A maioria dos codec's lhe permitirá ajustar a sua qualidade de compressão também.

Recomendo Intel Indeo ® video R3.2 em compressão em 65%. Indeo R3.2 é um padrão para codec de vídeo padrão do Windows, assim a maioria das pessoas será capaz de ver a animação sem ter que baixar um codec extra. Assim a gravação será rapida e é possivel verificar como ficou a animação rapidamente.

Eu uso: Xvid MPEG-4 Codec, com qualidade no maximo, assim terei uma otima qualidade e compressão. Para isto você deve instalar o codec, recomendo o pacote K-lite Mega Codec Pack.

Atenção:

  • Se você está enviando sua animação para alguém, eles precisam ter o mesmo codec instalado no computador que você usou para criar a animação. Mas caso você colocar seu vídeo no site do YouTube, Vimeo ou outros, para eles não fara diferença, o site vai disponibilizar sem problemas.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails